Marta Maia
Marta Maia
06 Nov, 2019 - 18:26

Sabia que pode tirar senhas online para os serviços públicos?

Marta Maia

Diga adeus às filas de espera. Já pode tirar senhas online para os serviços públicos e saber qual a previsão da hora de atendimento antes de sair de casa.

tirar senhas online para os serviços públicos

Finanças, Segurança Social, Loja do Cidadão… A ida a qualquer repartição pública, seja ela onde for e para o que for, é quase sempre sinónimo de filas longas, esperas intermináveis e um número de senha que parece que nunca mais chega.

Para o bem de todos os utentes, o Estado implementou uma medida de modernização administrativa que traz os serviços para a internet e já permite tirar senhas online para os serviços públicos.

As vantagens de tirar senhas online para os serviços públicos

Tirar senhas online para os serviços públicos não só lhe permite reservar o lugar na fila ainda antes de sair de casa como lhe permite fazer cálculos mais acertados (e com menos ansiedade) em relação à hora a que será atendido.

Por outras palavras, acabou aquela sensação de que ainda falta muito, mas que se sair da sala da repartição para ir tomar um café vai deixar passar a sua vez.

Como tirar as senhas online?

Decore este nome: Mapa de Cidadão. Assim se chama o site e respetiva app, ambos criados pelo Governo, onde estão disponíveis as senhas e estatísticas de atendimento de todos (sim, todos) os serviços públicos.

Com alguns cliques consegue tirar a senha online para os serviços públicos, mas também saber se há muita gente nas filas, quanto tempo de espera tem pela frente e até que serviços daquele balcão estão mais congestionados.

O site inclui também um diretório de todas as apps e plataformas digitais dos serviços do Estado, como é o caso da app Siga, onde também pode tirar senhas para a Segurança Social.

Para tirar a sua senha através do Mapa do Cidadão, abra a app (ou o site) e, tendo dado autorização ao sistema para detetar a sua localização geográfica, vai ver um mapa centrado em si e com sinalização de todos os serviços públicos em redor.

Escolha um clicando no respetivo sinal e verá aparecer um menu cheio de informações: os serviços disponíveis naquele balcão, o número de senhas em espera, o tempo de espera previsto para a próxima senha e, claro, a opção para tirar a sua própria senha.

Esta última opção surge desativada quando os serviços estão fechados, como é o caso dos feriados e fins de semana e costuma ficar ativa apenas alguns minutos depois de o serviço abrir as portas.

Quando tirar a sua senha, o sistema vai recolher os seus dados e enviar-lhe um número para ser atendido, bem como uma previsão da hora de atendimento. Só tem de deslocar-se depois ao balcão e fazer-se acompanhar da sua senha digital.

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E se houver atrasos?

Pode acontecer – e é até bastante comum – a previsão inicial de hora de atendimento não estar acertada. Basta que um cidadão com uma senha antes da sua demore muito a resolver o que o levou àquele serviço… 

Para estes casos, além de poder tirar senha online para os serviços públicos também pode acompanhar a evolução das filas em tempo real, para saber sempre se deve ou não apontar para a hora inicialmente prevista para chegar a sua vez de ser atendido.

Que serviços são abrangidos pelo sistema?

Apesar de ter sido pensado sobretudo para quem quer tirar senhas online para os serviços públios, o Mapa de Cidadão não tem só repartições de Finanças e Balcões da Segurança Social.

Na verdade, este site exibe todos os serviços da administração pública que tem perto de si – mesmo aqueles para os quais não é preciso senha para ser atendido, como é o caso das esquadras da polícia. São mais de mil registos, sempre disponíveis.

Assim, pode esperar encontrar no Mapa de Cidadão informações sobre hospitais, esquadras da polícia, repartições das Finanças, Conservatórias do Registo Civil e Lojas e Espaços do Cidadão. As informações variam, claro, em função do serviço em causa.

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Quem gere a plataforma de senhas?

A plataforma onde podemos tirar senhas online para os serviços públicos é gerida e mantida pela Agência para a Modernização Administrativa. Por este motivo, pode confiar, tanto no website como na app: são os dois obra do Estado e cumprem os devidos requisitos de segurança.

Nem sempre terá de se deslocar a um balcão físico

Quando investiu na modernização administrativa, o Estado mostrou que quer mesmo simplificar a vida aos cidadãos. Assim, o Mapa de Cidadão está inserido no portal ePortugal, onde também pode resolver questões sem sair de casa.

No ePortugal concentram-se os serviços digitais do Estado, ou seja, pode fazer pequenos pedidos e submeter formulários sem ter de se deslocar aos balcões de atendimento presencial.

Desta forma, é aconselhável que, antes de tirar a senha, confirme no portal se precisa mesmo de deslocar-se ao balcão ou se consegue resolver os seus assuntos inteiramente pela internet, evitando sobrecarregar os serviços públicos (e desperdiçar o seu tempo).

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