Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
27 Set, 2019 - 11:59

6 soft skills que o estágio desenvolve

Catarina Milheiro

Fique a par de algumas soft skills que o estágio desenvolve e da sua importância para o futuro profissional.

reunião de início dos estágios profissionais

É cada vez mais comum ouvirmos falar nas soft skills que cada profissional vai adquirindo ao longo dos anos de carreira. Mas na verdade, é importante compreender que estas competências devem ser estimuladas desde cedo, isto é, através da faculdade e dos estágios.

Conhecidas por serem cada vez mais o alvo de atenção dos recrutadores e especialistas, as soft skills que o estágio desenvolve são extremamente importantes para qualquer profissional que ambicione um crescimento sólido na sua carreira.

Afinal, quando o assunto é a tomada de decisões por parte dos recrutadores e das empresas, a importância que é dada este tipo de competências permite distinguir os candidatos e, consequentemente, uma escolha acertada (na maioria das vezes).

Mas o que são soft skills? Tratam-se de competências sociais e comportamentais que são inatas à pessoa. Ou seja, são as competências que vamos adquirindo ao longo da vida, que espelham os nossos ensinamentos e experiências. E um estágio é precisamente isto: uma oportunidade dada ao candidato para fazer parte da cultura da empresa e claro, de aprendizagem constante.

Depois do estágio: 6 soft skills que ficam consigo

jovens colegas de trabalho

Independentemente da função ou do trabalho que desenvolve ao longo do estágio, existem algumas soft skills que são desenvolvidas neste período por qualquer profissional. Tome nota.

1. Capacidade de comunicação

Durante um estágio é essencial que qualquer profissional tenha a capacidade de comunicar com os outros (sejam eles colaboradores, clientes ou parceiros de negócio), sem qualquer tipo de problema.

Ao longo dos anos, todos vamos modificando a forma como comunicamos através de experiências pessoais e conhecimentos adquiridos durante o percurso escolar e/ou profissional.

Mas é no estágio que são adquiridas fortes capacidades de comunicação verbal e escrita, sendo uma grande oportunidade para os profissionais aprenderem a ouvir atentamente e a comunicar de forma clara.

2. Gestão do tempo

Para que qualquer profissional consiga trabalhar de forma produtiva e eficaz, é necessário que saiba como deve gerir o seu tempo.

Ao longo do estágio, esta é, sem dúvida, uma das soft skills que é desenvolvida e apurada à medida que vão sendo dadas novas tarefas, projetos ou desafios ao profissional.

Desta forma, o profissional conseguirá ser capaz de agendar todas as suas tarefas e de as priorizar, de modo a que consiga garantir o cumprimento dos prazos.

3. Capacidade de colaboração – trabalhar em equipa

Todos sabemos que a maioria dos estudantes do ensino superior começa desde cedo a trabalhar em equipa e a aprender a lidar com os membros com quem tem de desenvolver projetos.

Durante o estágio, esta competência é de extrema importância porque através dela o profissional consegue garantir que o trabalho é realizado de forma eficiente e sem qualquer tipo de problema.

Em qualquer empresa esta é hoje uma soft skill bastante valorizada e se está neste momento a realizar um estágio, aproveite para a aprimorar.

4. Flexibilidade

Ter a capacidade de adaptação à mudança em ambientes empresariais e fora deles, é crucial para o futuro de qualquer profissional.

As empresas passam por rápidas mudanças, especialmente no ramo da tecnologia, o que faz com que seja um bom local para desenvolver este tipo de competência de forma assertiva.

Assim, irá conseguir estar preparado para se adaptar a qualquer tipo de mudança, enfrentar desafios, adaptar-se a novas circunstâncias no ambiente de trabalho e lidar com transições.

5. Aprendizagem contínua

Quando realiza um estágio, está automaticamente a desenvolver a sua capacidade de aprendizagem contínua para que consiga estar atualizado em relação a todas as tendências do mercado.

Por outro lado, a capacidade de aprender continuamente permite-lhe, a longo prazo, estar melhor posicionado na sua carreira futura.

6. Capacidade de ouvir os outros

O objetivo de um estágio é adquirir conhecimentos e experiência de forma a que (ao mesmo tempo) se consiga criar um ambiente de trabalho de confiança.

Como estagiário, é extremamente importante que saiba ouvir o que os outros dizem e saber lidar com cada pensamento crítico. Ao ouvir de forma atenta e ativa aquilo que os seus colegas ou parceiros de negócios têm para dizer, está a entender melhor as suas motivações sem que, muitas vezes, se aperceba.

Claro está que, associada a esta capacidade irá desenvolver melhores relacionamentos profissionais para o seu futuro.

A importância do desenvolvimento das soft skills para a carreira

Enquanto candidato a uma oferta de emprego, é fundamental que tenha consciência da importância do desenvolvimento destas competências sociais e comportamentais. Desta forma, estará devidamente preparado para enfrentar não só o mercado atual, como também um mercado mais competitivo e global.

Está claro que este tipo de preocupação existe ao longo de todo o processo de recrutamento, mas não só. As soft skills que vão sendo desenvolvidas durante o estágio, são também importantes e extremamente valorizadas dentro das próprias empresas.

Estas competências são vistas como uma verdadeira ferramenta de crescimento, de oportunidade e de valorização do próprio colaborador.

Por isso, qualquer profissional que consiga desenvolver as soft skills que o estágio oferece, estará devidamente preparado para desempenhar um papel importante de sucesso em qualquer equipa de trabalho na qual seja inserido.

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