Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
27 Set, 2021 - 11:48

Rolamentos do carro: sinais de alerta e cuidados a ter

Afonso Aguiar

O que são rolamentos do carro? Para que servem? Que cuidados deve ter e a que sinais deve estar atento? Descubra as respostas neste artigo.

Rolamentos do carro

Os rolamentos do carro são uma peça fundamental para o correto funcionamento da sua viatura. Embora algo escondido, têm um papel determinante para uma condução agradável e em segurança.

Por isso, saiba a que detalhes deve estar mais atento para assegurar que estes componentes estão sempre nas melhores condições, aumentando assim a saúde mecânica do seu automóvel.

O que são os rolamentos do carro?

Os rolamentos são um conjunto de esferas presas entre dois anéis (um maior e outro menor) que têm o objetivo de suportar o peso e evitar um maior desconforto de quem circula no veículo.

Os rolamentos do carro estão normalmente colocados em um eixo metálico e cabem firmemente dentro do cubo da roda, que é um pedaço oco de metal situado no centro da roda. Por sua vez, o cubo segura os parafusos do pneus.

Ao contrário de elementos da mecânica automóvel, como os óleos, o sistema de embraiagem, as velas de ignição, e por ai fora, os rolamentos do carro não têm uma vida útil média. Dependem muito da condução e, por isso, podem durar desde meros 40 mil quilómetros até 200 mil ou mais.

Quando trocar?

Por essa mesma razão, há que estar atento a sinais que indiquem que os mesmos possam estar desgastados ou danificados. Todos os sinais são sonoros e unicamente audíveis com o veículo em andamento.

Quando os rolamentos do carro estão danificados, o ruído é mais fraco inicialmente, tornando-se mais alto com o passar do tempo. O som é metálico, como se os pneus estivem a embater em metal, ou como se os mesmos estivessem a triturar papel. A expressão “mastigar” também poderá ser usada para descrever o som.

Caso os rolamentos do carro estejam desgastados, esse mesmo barulho é mais ritmado.
Se pretender descobrir se o rolamento desgastado ou danificado vem das rodas da direita ou da esquerda, basta fazer um pequeno exercício.

De forma segura, acelere o carro até uma velocidade de cerca de 60 km/h e depois desloque o mesmo lentamente e suavemente para a direita. Se o barulho aumentar, é sinal que é desse lado que tem de trocar os rolamentos do carro. Depois, para tirar as dúvidas, faça o mesmo para o lado esquerdo.

condutor a perceber como travar com o motor
Não perca Como travar com o motor: guia prático para maior segurança

Água e calor: os piores inimigos dos rolamentos do carro

Apesar de ser impossível descortinar quando é que vai precisar de trocar os rolamentos. No entanto, apesar dos rolamentos do carro serem selados, são extremamente sensíveis à água e ao calor. A ausência de lubrificação provocada pelo calor danifica os rolamentos. Por outro lado, o excesso tem o mesmo efeito.

Portanto, evite circular em poças de água quando chove, verifique bem o sistema de lubrificação do veículo e, também, não deixe as rodas a temperaturas demasiado altas.

Outras dicas úteis

Uma vez que os rolamentos do caro são selados, não é possível fazer a sua manutenção. Por isso, deve apostar na prevenção:

  • Tenha uma condução cuidada. Ou seja, evite passar lombas a altas velocidades e acertar em buracos ou em caixas de saneamento cuidadosamente colocadas no local de passagem das rodas.
  • Opte por estradas mais regulares. Se houver vias em alcatrão prefira esse caminho a percursos em terra ou com paralelo irregular, visto que a trepidação excessiva pode danificar os rolamentos.
  • Se tem um citadino ou carro familiar não se aventure em incursões TT. Apesar de extremamente divertidos, os saltos provocados pelas aventuras todo o terreno exigem um carro preparado para o efeito. Se optar por voar momentaneamente saiba que a fatura pode ser elevada. Muito provavelmente, os rolamentos constarão do recibo, mas não vão estar sozinhos. Também a suspensão e os pneus agradecem.

Em qualquer das situações, se desconfie que os rolamentos estão danificados ou desgastados, então deve dirigir-se o quando antes ao mecânico para evitar, na pior das hipóteses, que o pneu fique preso e não ande. Dependendo da qualidade, novos rolamentos têm valores associados entre as muitas dezenas e as poucas centenas de euros. Mas mais vale gastar a sua carteira que arriscar a sua vida.

Veja também