Miguel Pinto
Miguel Pinto
08 Mar, 2024 - 11:29

Monsaraz: sossego alentejano com vista para o Alqueva

Miguel Pinto

Monsaraz é terra de vinho, mas também de património histórico, arqueológico e natural. O pulsar do Alentejo em todo o seu esplendor.

Vista aérea de Monsaraz

Toda a gente conhece Reguengos de Monsaraz. Quase toda a gente conhece, mais à frente, e a bordejar o Alqueva, a Vila de Monsaraz. Uma viagem ao coração do Alentejo, onde os bons vinhos e a excelente gastronomia se unem a uma paisagem absolutamente esmagadora.

Também conhecida como Ninho das Águias, a vila fortificada tem poucas centenas de habitantes e é uma vila essencialmente pedonal, com apenas duas ruas principais.

Percorra os seus caminhos, explore o seu património e aventure-se, ainda, na magnífica praia fluvial de Monsaraz.

Monsaraz: 7 principais pontos de interesse

1

Praia Fluvial de Monsaraz

Praia fluvial de Monsaraz
A albufeira do Alqueva mudou radicalmente a paisagem da região

Esta praia fica no Centro Náutico de Monsaraz, numa zona interior. Trata-se da primeira praia fluvial da albufeira de Alqueva. As suas características valeram-lhe o galardão de Bandeira Azul, arrecadado desde 2017. Foi também a Praia + Acessível 2017 e as suas infra-estruturas falam por si. Pode, por isso, considerar-se uma praia para todos, sem exceção, já que oferece condições mais do que suficientes para todos se sentirem bem e seguro.

2

Castelo da Vila de Monsaraz

O castelo da vila foi construído no século XIV, por ordem de D. Dinis. Porém, mais tarde, ele foi transformado numa praça de touros, acolhendo anualmente o festival da aldeia, assim como concertos, entre outros eventos.

Além disso, este é outro miradouro incrível, neste caso sobre a albufeira da barragem do Alqueva, um imenso lago de 80kms de comprimento.

3

Igreja de Santo António

A igreja de Santo António merece uma visita. Data do século XIX e a sua construção foi da responsabilidade de António José Dias da Silva. Fica a 10 minutos em direção ao Largo da Fonte Nova.

4

Herdade do Esporão

A 20km da vila de Monsaraz fica a Herdade do Esporão. Com 700 hectares, esta é das maiores viniculturas de Portugal. Na quinta da Herdade, pode provar vinhos e ficar a saber tudo sobre a sua produção de vinho e de azeite.

Dentro da herdade, está também a Torre de Esporão, uma torre datada do século XV e mandada erigir por Dom Álvaro Mendes de Vasconcelos. Nas proximidades, há uma oliveira milenar que faz parte dos 80 hectares de oliveiras.

5

Observatório do Lago Alqueva

A cerca de 5 minutos da vila, fica o Observatório do Lago Alqueva, onde ao anoitecer pode guiar-se pela estrela polar, descobrir uma série de constelações e aprender várias lendas.

Castelo de Monsaraz
O antigo e altaneiro castelo de Monsaraz
6

Adega José de Sousa

A 15 quilómetros da vila de Monsaraz fica esta adega única, que utiliza ânforas gigantes de barro para executar um método antigo e raríssimo de fermentação, herdado dos romanos há mais de dois mil anos. Vale muito a pena conhecer esta técnica milenar.

7

Megalíticos

A região de Monsaraz foi um importante centro de cultura megalítica, com vários vestígios de antas (templos ou túmulos cobertos), menires (pedras em pé) e círculos de pedra. A partir da vila, é possível seguir um circuito que passa por estes 4 exemplares.

  • Cromeleque do Xerez: O vestígio mais próximo de Monsaraz fica a 1,5 km abaixo da aldeia. O Cromeleque do Xerez é um quadrado de 49 pedras de granito e, no centro, exibe uma com quatro metros de altura. Este tratar-se-ia de um local para os ritos de fertilidade do Neolítico.
  • Menir da Bulhoa: O Menir da Bulhoa também faz parte do trajeto e, neste caso, irá encontrar uma pedra de cinco metros de altura, visível da estrada.
  • Rocha dos Namorados: A Rocha dos Namorados é uma grande pedra em forma de cogumelo, utilizada há milhares de anos em rituais de fertilidade, daí a sua designação.
  • Antas do Olival da Pega: A Anta do Olival da Pega é um dólmen com 4000 mil anos, situado num bosque de oliveiras.

Onde dormir e comer em Reguengos de Monsaraz?

Torre de monsaraz
Não faltam vestígios de ocupações antigas em Monsaraz

Estalagem de Monsaraz

A Estalagem de Monsaraz fica no Largo São Bartolomeu, fora das muralhas, mas ainda assim perto quanto baste da povoação. Os seus quartos primam pelo conforto e tem jardim e piscina à disposição.

Monte Alerta

Para quem procura alojamentos de turismo rural, o Monte Alerta, em Telheiro, fica a cerca de 2 km de Monsaraz, e além de quartos confortáveis, piscina e jardins, há um spa.

Restaurantes

Há alguns restaurantes e cafés espalhados pela vila, como o Santiago, com terraço ao ar livre. A Casa do Forno e O Alcaide são outras opções para provar as melhores especialidades de carne alentejanas como borrego assado, carne de porco e migas, a preços simpáticos e acessíveis.

Veja também