Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
29 Jun, 2023 - 14:37

Como organizar os armários: dicas à prova de desarrumados

Mónica Carvalho

Diga adeus às pilhas de roupa e às gavetas demasiado cheias: conheça o guia ideal para saber como organizar os armários.

Não há nada como ter a roupa organizada e conseguir escolher rapidamente o que vai vestir ou saber exatamente onde arrumar a roupa depois das lavagens. Saber como organizar os armários é a peça chave de todo este segredo.

Se é uma daquelas pessoas que acha que o espaço disponível nunca é suficiente para arrumar todas as roupas, então, gostará especialmente do que temos para partilhar consigo.

Mas não vamos mentir: dá algum trabalho numa fase inicial, mas depois poupará tempo diariamente.

Preparar a roupa para organizar os armários

mulher a organizar os armários da roupa

Antes de saber como organizar os armários, deve começar por preparar a roupa. Veja como:

  • Dobrar todas as peças de malha, algodão ou outro material que possa realmente ser dobrado tal como Marie Kondo ensina: em rolo, para ocupar menos espaço e permitir que a peça seja facilmente identificada;
  • Roupas de tecidos mais delicados, assim como vestidos, saias, calções e casacos/blazers devem ficar penduradas em cabides (idealmente uma peça por cabide);
  • As calças devem ficar dobradas a meio na vertical e depois dobradas pelo joelho quando colocadas no cabide;
  • As calças de pregas devem ficar presas em cabides com molas próprios para o efeito.

Tudo o que precisa para organizar os armários

Roupa preparada, agora chega a tarefa mais demorada: colocar tudo, incluindo acessórios e calçado, no armário de forma correta e que lhe facilite a vida no dia-a-dia.

1

Usar e abusar de caixas e cestos

No capítulo de como organizar os armários do quarto, todos os cestos e caixas são permitidos! Tente separar as coisas por categoria e coloque-as em recipientes separados e devidamente protegidos. Se etiquetar as caixas, tanto melhor.

Estes utensílios são especialmente úteis para colocar, por exemplo, calçado, sapatos, roupa de desporto, lenços, malas ou carteiras.

2

Descartar o que não interessa

Destralhar é a palavra de ordem: se tem algo que não usa há pelo menos um ano, então, está na altura de lhe dar um novo caminho, seja oferecendo a alguém ou fazendo doação a uma instituição de caridade. Deite apenas para o lixo se a peça estiver estragada ou rasgada, sem possibilidade de emenda.

lembre-se que a altura mais indicada para fazer isto é a mudança de estação, quando muda a roupa a utilizar no tempo frio ou quente.

3

Instalar portas de deslizar

Para facilitar a arrumação, especialmente em espaços pequenos, colocar portas de deslizar vão fazê-lo ganhar espaço e poupar tempo na hora de colocar tudo em ordem.

4

Proteger as roupas delicadas

Fatos, vestidos de cerimónia e tecidos sensíveis exigem cuidados especiais. E na questão do armazenamento também! Guarde estas peças devidamente protegidas, em sacos próprios para o efeito.

Desta forma não terá surpresas ao abrir e vai ser mais fácil identificá-las no armário.

5

Colocar mais longe o que usa menos

Aproveite as prateleiras mais altas para colocar coisas que não usa normalmente. Carteiras de festa, edredons e roupa de cama que não esteja a uso são algumas hipóteses.

6

Adicionar uma barra horizontal

Os armários existentes nem sempre são organizados internamente de forma a potenciar o espaço. Tal não significa que não pode fazer as suas próprias alterações.

Nesse sentido, colocar uma barra horizontal para pendurar mais cabides é uma excelente forma de duplicar o espaço para o efeito.

7

Aproveitar os cantos

Em armários de maiores dimensões, pode ser complicado aproveitar da melhor maneira o espaço disponível, pelo que recorrer a prateleiras de canto é uma boa alternativa.

8

Empilhar os sapatos

Existem cabides próprios para colocar os sapatos no armário. Também pode optar por colocá-los em caixas e empilhar na vertical, como que deixando uma coluna do armário exclusivamente para o calçado.

9

Organizar de forma lógica

A forma lógica é o que melhor resulta para si: seja organizar por cores, por tamanho ou até pelo tipo de peça. Mas organize, porque será, assim, mais fácil de perceber onde colocar o quê de cada vez que tiver de arrumar roupa, bem como mais rápido para escolher o que vai vestir.

10

Colocar gavetas embutidas

São uma novidade cada vez mais apreciada pelos consumidores, pelas suas potencialidades, dado que permitem organizar os acessórios, as jóias, os óculos de sol, os cintos, tudo o que precisar.

Fora do armário: truques para organizar a roupa

Se já não tem mais espaço dentro do armário, não se preocupe, porque há coisas que pode fazer ou utilizar fora dele, para manter o quarto arrumado.

1

Usar espaço desperdiçado na parede ou laterais dos armários

Em vez de pendurar lenços, cintos e outros acessórios em cabides e ocupar um espaço valioso na barra interior, aplique uma barra no lado de fora do armário ou até na parede e use-a para colocar peças mais leves.

2

Colocar sapatos na porta

Esta é uma solução antiga, mas que nunca passa de moda: recorra a suportes para calçado de pendurar nas portas para ganhar arrumação extra.

3

Utilizar prateleiras ou estantes

Estas peças não são exclusivas das salas ou escritórios. Quando bem utilizadas nos quartos, fornecem alternativas de arrumação extra e originais.

Se não gostar da exposição que dá, pode utilizar caixas para colocar os objetivos, ou tapar a estante com uma porta ou cortina.

4

Usar um charriô

Um charriô é especialmente útil para peças compridas ou volumosas, permitindo arrumá-las de forma organizada e libertando espaço no armário para outras roupas.

Veja também