Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
27 Jan, 2021 - 14:41

O novo Hyundai Kauai ficou mais desportivo sem perder a tradicional robutez

Afonso Aguiar

O sucesso foi tal que, apenas três anos e meio, o SUV ganhou uma nova versão. Aqui estão 10 coisas que precisa saber sobre o novo Hyundai Kauai.

novo hyundai kauai

Apesar de nos encontramos, ainda, a viver um período de pandemia, a Hyundai não quis esperar e no espaço de pouco mais de uma semana apresentou as novas versões de não um, mas dois novos modelos da sua gama. Primeiro, no dia 14 de janeiro de 2021, apresentou o novo Hyundai Tucson. Agora, no dia 21, foi a vez do novo Hyundai Kauai.

A história do Hyundai Kauai é recente, tendo sido lançado pela primeira vez na Europa no final de 2017. Porém, o sucesso foi quase imediato, tanto na Europa, como em Portugal em particular. Desde 2007, apenas em território luso, já foram vendidas cerca de 5800 unidades, tornando este SUV compacto um dos mais procurados no seu segmento. No velho continente, esse número aumenta para 228 mil unidades.

Durante a apresentação, um evento em que o Ekonomista esteve presente, o COO da Hyundai Portugal, Ricardo Lopes, recordou que o Kauai “atingiu o top 3 do segmento B-SUV”. Para além disso, foi “o modelo mais vendido da marca pelo segundo ano consecutivo” e o “quarto elétrico mais vendidos das marcas generalista”, sendo portanto um “fardo pesado, responsabilidade acrescida” e daí a “importância deste lançamento”.

Isso, aliado ao facto de a Hyundai ter metas ambiciosas relativamente a um futuro mais limpo e também às novidades tecnológicas, originou que o Hyundai Kauai ganhasse uma nova versão: mais robusta, muito mais desportiva, mais ecológica e ainda mais moderna a nível tecnológico.

Vamos então conhecer 10 coisas que precisa mesmo saber sobre o novo Hyundai Kauai.

10 coisas que precisa mesmo saber sobre o novo Hyundai Kauai

1

Mais robusto, mas também mais desportivo

Normalmente, um aumento de dimensões de um modelo relativamente ao anterior, atribui-lhe um design mais robusto. No entanto, se compararmos as versões anteriores com o novo Hyundai Kauai, podemos observar que esta versão apresenta um estilo mais desportivo e elegante do que as demais.

Esta alteração no design deve-se muito ao facto de o capô, agora mais alongado, terminar precisamente junto da grelha frontal, a qual ficou mais ampla. Resumindo, apesar de ter mais 40 mm de comprimento, a Hyundai redesenhou o Kauai, realçando mais a silhueta desportiva.

Um dos exemplos dessa transformação reside na colocação no símbolo da marca sul coreana. Em vez de situado no meio da grelha frontal, passa a estar acima da mesma.

Ainda assim, o ar robusto permanece e, à primeira vista, até aumenta. Ou seja, parece um SUV robusto ao longe e ao perto um SUV compacto e desportivo, principalmente se o olharmos de uma visão frontal, tornando-o uma espécie de “dois em um”.

Na traseira, destaca-se um maior distanciamento entre os grupos ópticos, algo que ajuda a garantir a tal aparência mais robusta a longa distância. Além disso, o novo para-choques traseiro, que também se encontra alinhado com as proteções presentes na dianteira e lateral, é também construído com um material contrastante.

2

Jantes de liga leve 18” em todos os modelos

Anteriormente disponível apenas no Hyundai Kauai híbrido, as jantes de liga leve de 18” são agora, de origem, em todas as diferentes motorizações possíveis. Além disso, também os pneus de 18” foram alterados. Deixaram de ser Conti Sport Contact 5 para passarem a Conti Premium Contact 6.

O objetivo é não só melhorar o conforto de condução, mas também que os condutores possam usufruir de uma melhor eficiência de combustível e emissões de CO2 reduzidas, ao mesmo tempo que provoca menor ruído de estrada. Segundo a Hyundai, isto cria

“um excelente equilíbrio entre condução ecológica e desportiva”.

Também a suspensão foi aperfeiçoada de forma a melhorar o conforto de condução, mas sem prejudicar o carácter desportivo do Novo Hyundai KAUAI

3

Interior mais sofisticado

A preocupação com a elegância e sofisticação não se ficaram apenas pelo exterior. Também o interior foi alterado com o objetivo de expressar um look mais progressivo.

A nova área da consola central deixa de estar interligada ao painel de instrumentos, destacando, assim, toda a disposição horizontal. Dessa forma, o painel possui uma aparência ampla e mais limpa, criando uma atmosfera generosa e espaçosa.

Também os novos contornos das colunas e das saídas de ar, com acabamento em alumínio, estabelecem um nível mais elevado de qualidade e de requinte.

Segundo a Hyundai,

“o interior do Novo Hyundai KAUAI é complementado com novas cores e materiais. As novas opções de bancos incluem um design black woven houndstooth e bancos em tecido preto e cinzento”.

Além disso, a bagageira também aumentou, fruto de uma melhor disposição do espaço interior e também do aumento do comprimento em 40mm. De 361 L passou para os 374, sendo que abatendo os bancos de trás consegue chegar aos 1176 L, aproximando-se dos valores da referência de mercado neste aspeto, o Renault Captur (404 e 1275 L).

4

Mais tecnologias de conectividade

A maior novidade neste departamento encontra-se no novo painel de instrumentos digital de 10,25”, que foi introduzido pela primeira vez no Novo Hyundai i20. Além disso, também o ecrã tátil, também ele com 10,25”, que traz consigo novas funções de conectividade.

Assim, no novo Hyundai Kauai, será possível dividir o ecrã a meio e fazer múltiplas ligações Bluetooth.

Mais ainda, com a introdução da mais recente atualização do sistema Bluelink será possível, entre outras coisas, criar Perfis de Utilizador e até transferi-los para outros Hyundai com a mesma funcionalidade. Para além disso, pode utilizar o sistema Navegação até ao destino, utilizando o Google Maps ou a Realidade Aumentada, mesmo com o carro parado para descanso, por exemplo. Também será possível aceder à Definição da Rota usando a Cloud da Hyundai e até à informação de serviço de estacionamento em tempo real.

Entre outras características, a Hyundai salienta também que

“o Novo Hyundai KAUAI também está equipado com funções adicionais de reconhecimento de voz (não disponível na língua portuguesa). O condutor pode ativar e controlar funcionalidades como o sistema de climatização, o aquecimento do vidro traseiro e dos espelhos retrovisores, assim como o aquecimento do volante, através de um simples comando por voz”.

Finalmente, o sistema de som, Display Audio, foi aumentado de sete para oito polegadas.

5

Reforço dos sistemas de auxílio à condução

Apesar de manter características já comuns como a travagem autónoma de emergência, assim como sistema de alerta de mudança de faixa, a Hyundai conseguiu introduzir três inovações nos sistemas de auxílio à condução:

  • Alerta de arranque do veículo dianteiro (LVDA): permite ao condutor ser alertado quando o veículo imediatamente em frente comece a acelerar, evitando assim acidentes em manobras de marcha-atrás;
  • Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLW): localizado na câmara dianteira, alertando e atualizando, posteriormente, no painel de instrumentos a velocidade máxima limitada.
  • Alerta de passageiros nos bancos traseiros (RSA): avisa o condutor quando alguém, ou alguma coisa dos bancos de trás do automóvel, sair do veículo.

Também o sistema autónomo de travagem de emergência foi atualizando, passando neste caso a ser capaz de detetar peões e ciclistas e travando o automóvel quando uma colisão se aproxima.

Finalmente, foi incluído o sistema eCall, uma funcionalidade que alerta automaticamente os serviços de emergência se os airbags forem acionados ou se o botão e-Call for pressionado.

O único senão será o facto de o novo Hyundai Kauai não incluir, como no caso do novo Tucson, o novo sistema FCA, que inclui agora uma função de Assistência em Cruzamentos, alargando e expandido a proteção para evitar colisões em cruzamentos.

novo hyundai kauai
Hyundai
6

Novas cores

Com o intuito de permitir a cada cliente usufruir de uma maior personalização do seu veículo, além da possibilidade de criação de perfis de utilizador, também foi aumentado o leque de escolhas de cor.

Passa agora a ser 10 as opções de cor para o seu Hyundai Kauai, sendo as primeiras cinco da lista totalmente novas:

  • Ignite Flame;
  • Cyber Gray;
  • Surfy Blue;
  • Dive in Jeju;
  • Misty Jungle];
  • Phantom Black;
  • Chalk White;
  • Dark Knight;
  • Pulse Red;
  • Galactic Gray.
7

Duas motorizações diferentes

Nesta primeira fase, o Hyundai Kauai vai ter duas motorizações diferentes. Está, no entanto, previsto que no final do primeiro trimestre chegue ao mercado a versão “N Line”, teoricamente mais potente, assim como um modelo híbrido e EV.

Para já, quem quiser optar pelo novo Hyundai Kauai poderá optar entre a versão 1.0 a gasolina com 120 cv, um binário máximo de 172 Nm, caixa manual de seis velocidades e consumos estimados em 5.8 litros a cada 100 km. Este motor já é tradicional nos modelos da Hyundai Kauai, mas trata-se neste caso da única versão a gasolina.

Ou seja, a Hyundai removeu a versão 1.6, com 177 cv e 165 Nm, o que fará sentido, tendo em conta os objetivos ecológicos da marca e o facto de a versão 1.0 corresponder a 65% das vendas até agora.

A grande diferença reside no motor a diesel, o qual passa a ser mild hybrid, com 1.600 cm3 de cilindrada, 136 cv e 280 ou 320 Nm, dependendo se opta pela caixa manual de seis ou pela automática de sete velocidades. Os consumos estimam-se nos 5.4 ou 5.2 litros a cada 100km, novamente dependendo se opta pela caixa manual de seis ou pela automática de sete velocidades.

8

Preços abaixo do mercado

Disponível desde o início do ano, o Hyundai Kauai tem dois valores base, aos quais pode adicionar, obviamente extras. A versão 1.0 a gasolina começa nos 21.500€, uma valor abaixo da média de mercado, ligeiramente superior a 22.000€, segundo dados anunciados pela Hyundai, durante a apresentação. O preço é ligeiramente inferior ao do Peugeot 2008 e mais de mil euros abaixo do Captur, considerados modelos de referência do segmento B-Suv.

Já a versão a Diesel, é ligeiramente acima da média de mercado. A versão com caixa manual tem um custo de 28.650€, enquanto a que disponibiliza transmissão automática 30.650€. Atualmente, a média de mercado para este segmento é de cerca de 27.000€.

No entanto, engloba mais “extras” ou “serviços premium” do que o normal, sendo que quando comparado com os extras da outras marcas já se pode considerar um bom negócio.

9

Valorização das opções mais ecológicas

Já é de conhecimento público que a Hyundai pretender ser líder global em termos de vendas de motorizações eletrificadas. A preocupação passa essencialmente por um futuro mais limpo e ecológico.

Além disso, a versão a gasolina é sempre mais ecológica, mas desta vez sofreu ainda um maior decréscimo na emissão de CO2, sendo agora cerca de 7% menos poluente. Se a isso juntarmos o facto da versão diesel ser agora mild-hybrid, é notória a preocupação ambiental.

Tal como salientou Ricardo Lopes, COO da Hyundai Portugal,

“ A nossa aposta é na versão a gasolina e nos híbridos”

10

Facilidade de aquisição e garantia até sete anos

De forma a aumentar a adesão ao novo Hyundai Kauai, a marca sul coreana lançou vários incentivos, anunciados num comunicado enviado aos jornalistas durante a apresentação:

“Para além da campanha de lançamento de 149€ por mês para contratos Hyundai Open Drive até 28 de fevereiro de 2021, o Novo Hyundai KAUAI inclui a melhor garantia do mercado de 7 anos sem limite de quilómetros, 7 anos de Assistência em Viagem e 7 anos de Check-ups anuais gratuitos e atualizações gratuitas do MapCare (apenas nas versões equipadas com sistema de navegação) durante a vida útil do modelo. O Novo Hyundai KAUAI está disponível no Parque de Imprensa Hyundai, para marcações por favor contacte o nosso departamento de Relações Públicas”.

Veja também