Ekonomista
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07 Mai, 2021 - 15:05

Desmascaramos 15 mitos sobre automóveis. Quer conhecê-los?

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Os carros são máquinas complexas e é normal acreditarmos em coisas que não equivalem à verdade. Conheça 15 mitos sobre automóveis.

carro na estrada a ilustrar mitos sobre automóveis

Atualmente, existem carros para todos os gostos e tamanhos, e “debaixo da pele” de cada um acontece uma “magia” tão complexa que é frequente acreditarmos em alguns mitos sobre automóveis que na maior parte dos casos não passam disso mesmo, mitos.

A mecânica automóvel é bastante complicada, e para um ser humano comum, entender quais os componentes que fazem um carro funcionar é uma tarefa difícil.

Alguns mitos sobre automóveis, em tempos foram efetivamente verdade, mas passado o tempo e com o desenvolver das tecnologias, esses mitos foram desmistificados e hoje não passam apenas de crenças populares que existem graças à desinformação sobre este tema complexo que é a mecânica automóvel. 

Conheçamos então alguns dos mitos sobre automóveis mais comuns e vamos entender o porquê de não serem verdade.

15 mitos sobre automóveis

1

Transmissões manuais poupam mais combustível do que as automáticas

Isto era verdade até há alguns anos atrás, mas hoje em dia, após milhões e milhões de euros investidos pelos fabricantes no desenvolvimento das suas caixas de velocidade com sistemas de dupla embraiagem, um computador é capaz de ser muito mais eficiente do que um ser humano na hora de mudar de velocidade.

Um carro com caixa automática não só é mais confortável para conduzir, como sabe sempre qual a mudança ideal para um determinado momento em função do seu tipo de condução, sendo por isso mais eficiente, ajudando-o a poupar combustível.

2

O carro tem mais potência se colocarmos combustível de aviação

Existem vários tipos de combustível no mundo: desde a gasolina de 92 octanas, gasolina de 95 e gasolina de 98 octanas, o diesel, biodiesel… E todas elas têm em comum o facto de poderem ser utilizadas em carros.

Nesta pequena lista não mencionamos nunca o combustível para aviação, e o motivo é muito simples: o combustível para aviação não pode ser utilizado nos carros. Mas podemos aprofundar isto um pouco mais.

Os componentes utilizados para a produção de querosene (que faz mover os ultraleves) ou o jet fuel (combustível para aviação comercial) são diferentes dos componentes utilizados para o combustível dos automóveis, portanto o seu carro não irá a lado nenhum, aliás, muito dificilmente conseguirá por o carro a trabalhar.

O jet fuel, apesar de ser bastante inflamável, precisa de muita temperatura e de ser separado em partículas muito pequenas para poder carburar, e com o querosene, apesar de talvez conseguir por o seu carro a trabalhar, as altas temperaturas atingidas pela combustão farão certamente com que se estrague o motor do carro.

O melhor mesmo é colocar gasolina 95 ou 98 no motor do seu carro e averiguar outros métodos para melhorar a performance do seu carro.

3

Se disparar contra um carro este explode

Esta é uma visão comum nos filmes de Hollywood: durante uma perseguição, a polícia disparar um tiro sobre o carro do bandido e este explodir.

Este mito com base na ficção científica foi já desmistificado pelo famoso programa “Caçadores de Mitos”, onde vários tiros foram disparados diretamente para o tanque de combustível de um automóvel e este não explodiu.

A explicação é lógica: uma bala disparada apenas transporta energia cinética, não transporta nenhum material combustível, por isso, não havendo ignição, é impossível haver uma explosão.

4

Ar condicionado consome menos do que as janelas abertas

Este é talvez um dos mitos sobre automóveis mais discutíveis. A baixas velocidades, a resistência causada pelo ar que entra no veículo tem menos impacto no consumo de combustível do que a potência retirada e esforço causado ao motor do carro pelo sistema de ar condicionado (a perda de potência ronda os 5 cavalos).

No entanto, dependendo do coeficiente aerodinâmico do carro e da velocidade a que circula, eventualmente atingirá um ponto em que o arrasto causado o fará gastar mais combustível do que circular com o ar condicionado ligado. Assumindo que respeita sempre os limites de velocidade, circular com as janelas abertas gastará menos combustível do que circular com o ar condicionado ligado.

5

Usar o telemóvel num posto de combustível pode causar um incêndio

Há vários anos atrás suspeitava-se que os telemóveis durante uma chamada podiam emitir um sinal que podia fazer com que os vapores libertados pelo combustível se incendiassem, dando origem a uma violenta explosão.

No entanto, e depois de analisados vários acidentes registados no início dos anos 2000, foi provado que o uso do telemóvel não teve qualquer impacto nestes e que não causaria qualquer problema durante o abastecimento (até porque o telemóvel está constantemente a emitir sinais e radiação, não apenas durante as chamadas).

Ainda assim, esta restrição mantém-se, não sabemos porquê nem até quando, mas o certo é que este não passa de apenas um dos vários mitos sobre automóveis.

6

Encher o depósito de manhã ou durante a noite rende mais

Esta é uma teoria com fundamentos físicos, mas não é verdadeira. A lógica seria que, quando as temperaturas são mais baixas, a gasolina está mais densa, por isso seria bombeada uma maior quantidade de combustível para o seu depósito pelo valor “normal” a pagar.

Isto seria verdade se a gasolina estivesse armazenada ao ar livre, e se a amplitude térmica entre a manhã e a tarde fosse realmente significativa, mas os combustíveis são armazenados em tanques selados e isolados, onde as temperaturas se mantêm constantes, portanto a quantidade de litros que abastece é sempre a mesma, independentemente da hora a que o faz.

7

Um carro consegue protegê-lo durante um tiroteio

Este é também um mito bastante recorrente nos filmes de ação americanos, mas infelizmente, também é falso.

É verdade que algumas balas não têm força suficiente para atravessar todo o carro, mas a maior parte delas transportam energia suficiente para atravessar o metal, a os estofos e ainda assim atingir mortalmente.

No caso improvável de estar perante um tiroteio, deve esconder-se atrás de um monte de terra, pedras ou cimento. Os carros não são uma boa aposta.

8

Combustíveis de marca branca vão arruinar o seu motor

mulher a abastecer carro com combustíveis low cost, um dos mitos sobre automóveis

Os combustíveis vêm todos do mesmo lugar. Em Portugal, apenas são produzidos combustíveis nas refinarias de Sines e de Leça da Palmeira, portanto a diferença de preços entre combustíveis de marcas premium ou de marca branca apenas reside no marketing, na publicidade e nos serviços prestados, tal como acontece em todos os negócios.

A maior parte das marcas low cost é abastecida directamente por marcas premium. Se não acredita basta estar atento à marca do camião da próxima vez que vir um autotanque a encher os reservatórios das gasolineiras.

Não existe qualquer diferença entre um combustível de marca premium ou de marca branca.

9

Carros elétricos têm maior probabilidade de se incendiar em caso de acidente

Mesmo nos acidentes muito graves, as hipóteses de um carro se incendiar são bastante reduzidas. É preciso um diverso conjunto de fatores para que ocorra uma ignição em caso de embate.

No entanto, a gasolina continua a ser mais inflamável que os ácidos presentes nas baterias dos carros elétricos, e as hipóteses de se incendiar continuam a ser maiores num carro a combustão.

10

Carros elétricos consomem mais do que carros desportivos

Várias foram as revistas que fizeram este teste e afirmaram o contrário, mas a razão era apenas uma: entretenimento. O teste consistia em colocar um carro elétrico a fazer uma volta a um circuito na sua velocidade máxima, e atrás, colocar um carro desportivo a acompanhar a velocidade.

Obviamente, um BMW M3 será mais eficiente num circuito que um Renault Zoe, mas isto é uma condição muito específica uma vez que os carros elétricos não foram talhados para circuitos, e o Renault estaria a utilizar todo o seu potencial enquanto o BMW apenas estaria em ritmo de passeio.

No mundo real, um carro elétrico ou até mesmo híbrido será muito mais eficiente que um carro desportivo. Com isto podemos perceber que o consumo de combustível não depende apenas do que conduz, mas sim como conduz.

11

Não precisa fazer revisão se o carro não circular muitos quilómetros/ano

Se é daquelas pessoas que não costuma utilizar o seu carro todos os dias e percorre poucos quilómetros com o carro por ano, e por isso acha que só tem que fazer a revisão do carro quando este atingir o limite de quilómetros indicado pelo fabricante ou pelo mecânico, saiba que está errado.

O óleo tem como principal função lubrificar as partes móveis do motor, e os componentes deste lubrificante degradam-se com o passar do tempo deixando de efetuar o seu trabalho com eficácia.

Mesmo que não cumpra o número de quilómetros indicado entre cada revisão, deverá mudar o óleo do seu carro no máximo a cada 3 anos.

12

Um carro sujo consome menos que um carro limpo

Mais uma vez vemos a física na base destes mitos sobre automóveis. A teoria seria que a lama e a sujidade num carro atuariam sobre a carroçaria do automóvel como os buracos numa bola de golfe. 

Quando uma bola parte a alta velocidade, esta empurra o ar que está à sua frente, causando atrito, que desacelera o seu movimento. No caso das bolas de golfe, cada alvéolo cria uma pequena zona de turbulência que mantém afastado o ar da corrente principal, diminuindo assim o efeito do atrito, aumentando a pressão na parte traseira, dando assim um impulso ainda maior.

Esta seria a teoria, mas no entanto, a aerodinâmica não é uma ciência assim tão simples e a lama e a sujidade não só aumentam o peso do carro como influenciam negativamente a aerodinâmica, aumentando o arrasto e por consequência os consumos.

13

Combustíveis aditivados vão fazer com que o carro ande mais depressa

Este é outro dos mitos sobre automóveis que tem o seu fundamento de verdade, mas na prática isto não se confirma.

Efetivamente a gasolina 98 tem maior poder de combustão que a gasolina 95 e isso deveria significar o motor poderia produzir mais potencia. No entanto, isto apenas se verifica num carro de alta cilindrada.

Nos carros comuns com motores mais “poupados”, a gasolina 98 tem na verdade outros benefícios para o motor do seu carro (como a limpeza dos componentes e redução da emissão de gases poluentes) que não o aumento de potência.

14

Carros vermelhos são mais multados que carros de outras cores

Este mito sobre automóveis facilmente pode ser desmistificado. Apenas 9% dos carros no mundo são vermelhos, sendo que a cor que predomina é o branco, com 36%, seguido do preto, com 30%.

É impossível, por uma razão de números, que os carros vermelhos sejam mais multados do que os carros de outras cores. No entanto, a nossa percepção é diferente, uma vez que os carros de cores vivas saltam muito mais à vista do que um carro de uma cor neutra, por isso sempre que vemos um carro vermelho a ser parado pela polícia fixamos esse momento, enquanto se for um carro de outra cor talvez passe despercebido.

15

Carro em ponto morto consome menos do que engatado

À partida, parece lógico o carro poupar combustível em ponto morto, mas a verdade é que não. Este é um dos mitos sobre automóveis mais populares do mundo.

A verdade é que com a injeção eletrónica, o carro tem a capacidade de cortar o combustível quando este não é necessário, gastando assim 0 litros aos 100 nestes casos, como numa descida – esta é mais uma das maravilhas modernas dos nossos tempos. 

Por outro lado, sem injeção eletrónica, o carro realmente gasta menos combustível se estiver em ponto morto, pois é criado um vácuo no carburador. No entanto, andar em ponto morto não é aconselhado, pois não é uma prática segura.

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