Viviane Soares
Viviane Soares
01 Mai, 2020 - 00:00

Indústria 4.0: a sua empresa está preparada para a transformação digital?

Viviane Soares

A Linha de Crédito Indústria 4.0 com garantia mútua disponibiliza 100 milhões de euros para a transformação digital das empresas.

Indústria 4.0: a sua empresa está preparada para a transformação digital?

Já considerada como a Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é uma tendência irreversível. Com grande impacto sobre os modos de produção e de consumo, a Indústria 4.0 é um processo que resulta da relação entre a evolução dos sistemas produtivos industriais e dos comportamentos que os consumidores têm vindo a adotar desde o boom da internet, no início da década de 1990.

Atualmente, 5,7 milhões de Portugueses já estão online e 4 em cada 10 indivíduos vão fazer compras online neste ano. Para aproveitar as oportunidades que esta nova conjuntura está a trazer, grande parte do tecido empresarial tem enfrentado o desafio de implementar medidas estratégicas para investir na transformação digital. Conheça as vantagens e soluções de apoio à digitalização.

Os benefícios e desafios da Indústria 4.0

industria 4.0

Quando falamos em indústria 4.0 há um conjunto de conceitos e tecnologias que já não nos são completamente indiferentes, tal como não são indiferentes à própria indústria, e que trazem novas oportunidades de negócios, como:

  • IoT (Internet of Things) e a conexão de tudo aquilo que utilizamos no dia-a-dia, como eletrodomésticos, carros, gadgets;
  • Big Data – repositórios com enormes quantidades de dados  e toda a regulamentação à volta da proteção de dados e das políticas de privacidade;
  • M2M (Machine to Machine) – interoperabilidade entre máquinas;
  • Inteligência Artificial, que se traduz, por exemplo, na interação de chatbots com humanos.

É inegável que a transformação digital tem vindo a garantir bastantes benefícios para o tecido empresarial. Referimo-nos essencialmente à optimização e eficiência dos processos de produção, gestão e administração, resultando numa redução das despesas gerais; ao aumento da segurança e da qualidade dos serviços prestados pelas empresas; à maior competitividade das empresas no mercado; e à satisfação das necessidades reais dos clientes.

Mas, se por um lado a Indústria 4.0 inaugura novas possibilidades, por outro traz também grandes desafios para as empresas. Há uma realidade produtiva cada vez mais dinâmica, muito focada na ideia de eficiência, e que parece reinventar-se a cada dia que passa. É a esta realidade que grande parte das empresas se deve adaptar, se quiser sobreviver neste mercado global, sendo que a transformação digital deve começar no modelo de negócio até à relação com o cliente (passando, claro, pelos processos internos). Promover esta transformação exige das empresas fôlego e investimento.

Além deste desafio, há outros a considerar: a abertura das empresas à inovação, a aposta na qualificação dos recursos humanos para as novas tecnologias e processos, e a capitalização das empresas para que consigam implementar as alterações necessárias.

Entrar tardiamente nesta nova Revolução Industrial pode representar a estagnação ou a morte prematura de muitas empresas. Para quem precisa e quer investir, existem Linhas de Crédito específicas para o investimento na Indústria 4.0 e de Apoio à Digitalização.

Linha Indústria 4.0/ Apoio à digitalização: crédito com garantia mútua Norgarante

industria 4.0

Já aqui abordamos as vantagens das linhas de crédito com garantia mútua no apoio ao financiamento das PME. Porém, desde que o Governo apresentou a segunda fase da iniciativa Indústria 4.0 (i4.0), em abril deste ano – momento no qual foram revelados os novos eixos de intervenção do i4.0 – há novidades acerca da forma como se pretende capacitar as empresas para o investimento na digitalização.

Uma dessas novidades é precisamente a reformulação na Linha de Crédito Capitalizar 2018, na sublinha “Indústria 4.0/ Apoio à Digitalização”, nomeadamente, através do alargamento dos prazos das operações e de realização do investimento, assim como, o aumento do período de carência e a bonificação da comissão de garantia.

Por outras palavras, há uma linha específica de crédito com garantia mútua que disponibiliza 100 milhões de euros para a transformação digital das empresas que adquiram, desenvolvam ou produzam soluções tecnológicas no âmbito da Indústria 4.0.

Norgarante: condições vantajosas para financiar o investimento na indústria 4.0

A linha de crédito da Norgarante – uma das quatro Sociedades de Garantia Mútua (SGM) em Portugal – visa apoiar as necessidades de fundo de maneio ou de investimento de empresas que se dediquem à produção ou desenvolvimento de soluções tecnológicas no âmbito da Indústria 4.0, bem como financiar a aquisição destas soluções tecnológicas por parte de empresas que pretendam promover a sua aplicação, acrescida de fundo de maneio de até 20% do valor do investimento.

Quais as condições que esta linha de crédito oferece?

  • Prazos mais alargados;
  • Carência de capital até 2 anos;
  • Maior cobertura garantia mútua;
  • 100% bonificação de comissão de garantia;
  • Limite máximo de spread.

Quer transformar a sua linha de produção numa fábrica digital? Quer ter informação em tempo real do processo produtivo? Quer reduzir custos e ser mais competitivo? A Norgarante oferece-lhe a possibilidade de alavancar o seu negócio em condições muito vantajosas.

Consulte aqui o documento de divulgação da Linha Indústria 4.0/ Apoio à Digitalização (Capitalizar 2018) >>

Veja também: