André Freitas
André Freitas
18 Jan, 2019 - 12:29

Ford Puma: 10 coisas que deve conhecer sobre o novo SUV da Ford

André Freitas

O Ford Puma está de regresso às estradas, mas desta vez não sob a forma de coupé, mas sim como um SUV. Saiba tudo sobre este carro, incluíndo os preços.

Novo Ford Puma

Lançado em 1997, o Ford Puma era um pequeno coupé de duas portas. Passados 23 anos, este modelo é redesenhado e transforma-se num crossover urbano.

Os Crossovers estão na moda e o segmento B é dos mais disputados e dos que mais cresce.

Esta tendência fez com que a Ford decidisse relançar o seu antigo coupé em modo crossover.

A concorrência é feroz, mesmo dentro da própria “casa”, pois a Ford tem vindo a apostar fortemente em automóveis dos segmentos SUV e Crossover (Ka+ Active, Fiesta Active, Focus Active, Kuga e Edge).

O novo Puma tem tudo para se destacar, desde as suas dimensões, equipamento…até à versão híbrida.

Conheça o novo modelo da Ford.

10 coisas que deve saber sobre o novo Ford Puma

1. 1ª Geração

Lançado em 1997, o Puma era um coupé desportivo, compacto e com linhas arredondadas bem ao estilo “New Edge” da Ford.

O seu aspeto ‘felino’, tal como o próprio nome indica, tornava-o bastante apelativo e direcionava-o para os mais jovens.

Produzido em Colónia, na Alemanha, possuía muitos dos componentes derivados do Fiesta de quarta geração e foi pensado para ser uma edição limitada, mas acabou por ser produzido em série.

Em 2002, a Ford decidiu terminar com a sua produção.

2. 2ª Geração

Novo Ford Puma

Em 2020, o Ford Puma renasce em modo Crossover urbano.

A procura cada vez maior de modelos SUV e CUV, levou a Ford a repensar o seu antigo coupé e a transformá-lo (e a atualiza-lo) para aquilo que é a tendência atual.

Tendo por base o Fiesta, o Puma procura atrair aqueles que privilegiam um estilo de vida mais ativo e urbano, um pouco no seguimento daquilo que acontecia com o Puma de 1ª geração.

3. Design exterior

Novo Ford Puma

Fonte: Ford/ Divulgação

O novo Puma estará disponível em duas versões: o Puma Titanium e o Puma ST-Line.

O Puma Titanium vem equipado com jantes de 18 polegadas, saias laterais, elementos cromados na grelha, luzes de nevoeiro e um difusor traseiro com uma saída de escape de dimensões generosas.

Por outro lado, o Puma ST-Line, naquela que é a versão mais desportiva deste modelo, poderá vir equipado com jantes de 18 ou 19 polegadas, suspensão desportiva, óticas com tecnologia LED e um spoiler defletor de grandes dimensões que prolonga a linha do tejadilho.

O que têm as duas versões em comum no que toca ao design? Na nossa opinião, o ar mais agressivo e arrojado.

O próprio design das ópticas da frente é semelhante. Concorda?

4. Design interior

Interior Novo Ford Puma

Fonte: Ford/ Divulgação

No interior deste veículo é de destacar o painel de instrumentos digital de 12.3″, que é oferecido como equipamento de série e que pode ser configurado de várias formas.

O Puma possui ainda um ecrã tátil de 8 polegadas com sistema de informação e entretenimento SYNC 3 e modem FordPass Connect, onde é possível ajustar as funções de infoentretenimento.

Com um design elegante, o Ford Puma possui ainda vários acabamentos em pele e introduz no segmento bancos com massagens lombares. As suas viagens nunca mais vão ser as mesmas…

5. Motorização

motor Novo Ford Puma

Este veículo estará disponível, para já, apenas nas versões a gasolina 1.0 EcoBoost com 3 cilindros e 125 cv ou com 155 cv.

Provavelmente, uma versão diesel será também disponibilizada, mas apenas estará a venda já no decorrer de 2020.

As versões 1.0 EcoBoost poderão vir equipadas com uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática de 7 velocidades.

6. Sistema mild-hybrid

híbrido

Tal como o Fiesta ou o Focus, também o novo automóvel da Ford terá motorizações com sistema mild-hybrid.

Denominado Ford EcoBoost Hybrid, este sistema associa o motor 1.0 EcoBoost a um motor-gerador por correia (BISG).

Este motor elétrico de 11,5 kW (15,6 cv) substitui o alternador e o motor de arranque e permite recuperar e armazenar energia cinética nas travagens, alimentando assim as baterias de 48 V de iões de lítio.

Este motor permite ainda extrair mais potência ao atingir 155 cv, garante um sistema start-stop mais rápido e suave, e permite até que se desligue o motor ao atingir os 15 km/h, até mesmo com o carro engatado, mas com o pedal da embraiagem pressionado.

A versão 1.0 EcoBoost Hybrid estará disponível em duas variantes: 125 e 155 cv.

A variante de 125 cv apresenta consumos de 5,4 l /100 km e emissões de CO2 de 124 g/km; a de 155 cv anuncia consumos e emissões de CO2 de 5,6 l /100 km e 127 g/km, respetivamente.

7. Inovadora bagageira

Mala Novo Ford Puma

Fonte: Ford/ Divulgação

A Ford anuncia que o Puma terá 456 L de capacidade de bagageira, um valor bem acima dos 292 L do Fiesta e dos 375 L do Focus.

No entanto, não é só a sua capacidade que é impressionante.

Esta bagageira introduz o Ford MegaBox – um compartimento na base da bagageira com 763 mm largura, 752 mm comprimento, 305 mm altura e com uma capacidade de 80 L, que permite transportar objetos mais altos.

E se sujar a Ford MegaBox? Pode sempre lavá-la com água pois esta contém um ralo para escoamento direto de água.

Esta super bagageira tem ainda uma prateleira que pode ser colocada a duas alturas e que pode ser arrumada contra as costas dos bancos traseiros.

Para abrir a bagageira, pode simplesmente aproximar o pé do sensor que se encontra por baixo do para-choques traseiro.

8. Tecnologia

Apple Carplay

Não é só o painel de instrumentos digital que se destaca neste novo Puma carregado de tecnologia.

O Ford Co-Pilot360 é um sistema de apoio à gestão da aceleração, travagem e direção composto por 12 sensores ultrassónicos, 3 radares e 2 câmaras (a traseira permite um ângulo de 180º), que disponibilizam todo o apoio ao condutor quando se trata de analisar o que se encontra à sua volta.

Outros sistemas de apoio à condução disponíveis são:

  • cruise control adaptativo com função Stop&Go na versão de dupla embraiagem
  • reconhecimento de sinais de tráfego (o Ford Puma emite até alertas caso entremos numa estrada em sentido contrário)
  • manutenção na faixa de rodagem
  • controlo da velocidade adaptativo
  • assistência de direção evasiva
  • assistente ao estacionamento perpendicular e paralelo
  • sistemas de pré e pós-colisão (com o objetivo de reduzir a gravidade das lesões em caso de embate)
  • máximos automáticos

Com o modem FordPass Connect e Wi-Fi LTE até 4G, é possível ter atualizações de trânsito em tempo real e receber até informações sobre eventuais perigos na estrada.

9. Data de lançamento

O Ford Puma será produzido na fábrica da Ford em Craiova, na Roménia, e chegou a Portugal em Janeiro de 2020, podendo já ser encomendado nos concessionários.

10. Preços

Novo Ford Puma

Os preços do Ford Puma começam nos 23 410€ para as versões Titanium com o motor 1.0 de 125 cavalos e nos 24 346€ para mesma versão 1.0 mas com 155 cavalos.

Estas são até à data as únicas motorizações disponíveis no mercado nacional para o novo Ford Puma, e ambas são mild-hybrid.

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