Inês Silva
Inês Silva
20 Fev, 2024 - 14:55

Como conseguir o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal?

Inês Silva

Alcançar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é cada vez mais importante na escolha profissional. Conheça algumas estratégias.

Atualmente, no universo profissional, já não são apenas as questões salariais ou a progressão de carreira que definem um bom desafio profissional. Há cada vez mais profissionais a procurar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, ganhando assim, esta estabilidade, um peso decisivo na escolha de um novo emprego ou de novo projeto de trabalho.

A globalização e a inovação tecnológica trouxeram mudanças ao mercado de trabalho. O ritmo de trabalho e a pressão para atingir objetivos é cada vez maior. No entanto, com tantas tarefas e objetivos, não é raro, também, sermos afetados pelo stress. Afinal, não é fácil equilibrar o trabalho e a vida pessoal.

É também cada vez mais comum encontrar profissionais que terminam o trabalho em casa ou que até trabalham a partir de casa, tornando cada vez mais difícil separar o lado profissional do pessoal. Mas isso é possível e há estratégias que podemos adotar para estabelecer a harmonia entre os diferentes campos das nossas vidas.

Por vezes, quando somos atropelados pelos problemas de gestão profissional e familiar do dia a dia, devemos repensar se está na altura de analisar melhor as situações e estabelecer prioridades que vão levar ao equilíbrio. É o seu caso? Inspire-se com as dicas que reunimos.

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL PARA OS EMPREGADORES

Quando os colaboradores sentem um maior controlo sobre suas vidas, tendem a relacionar-se melhor com colegas e chefias e são capazes de separar os problemas do trabalho dos problemas de casa e vice-versa.

Este equilibro entre o trabalho e a vida pessoal traz também mais motivação e menos stress ao trabalhadores, fatores que aumentam a produtividade e reduzem os conflitos no local de trabalho.

Ao incentivar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, as empresas tornam-se mais atrativas para não só reter talento, como também capturar novos talentos.

O que podem as empresas oferecer aos seus trabalhadores para promover o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal?

família divertida no quarto

Horário flexível

Poder usufruir de um horário flexível para trabalhar permite ao trabalhador mais disponibilidade para, por exemplo, acompanhar os seus filhos.

Compensações para além do salário

Atribuir compensações que, ainda que não sejam monetárias, podem contribuir para o bem-estar e podem até mesmo ajudar a poupar dinheiro na aquisição de serviços, como, por exemplo, seguros de saúde, inscrições em ginásios, creche, infantário ou atividades durante as férias escolares, formação profissional ou cheques-desconto.

Plano de formação alargado

Disponibilizar um plano de formação contínua para melhorar não só as competências técnicas adequadas à função e, por consequência, proporcionar melhores condições de trabalho, como também disponibilizar formação que permita ao colaborador aprender coisas novas que o vão enriquecer em termos pessoais.

DICAS PARA ENCONTRAR O EQUILÍBRIO ENTRE O TRABALHO E A VIDA PESSOAL

1

Comprometa-se a fazer as coisas que gosta

É claro que isto parece fácil na teoria, mas na prática não é assim tão simples e, no fim, as desculpas da falta de tempo, dos compromissos de última hora e das pessoas que dependem de si sempre acabam por pesar mais.

Por isso, porque não encontrar uma maneira de se forçar a cumprir com este compromisso? Pare de apenas dizer que quer viajar e faça de uma vez as reservas; em vez de dizer que gostava de fazer mais exercício, inscreva-se num grupo de treino.

Desta maneira não vai poder dizer que não às coisas que realmente gosta e quer fazer.

2

Aprenda a delegar

No caminho para tornar-se o melhor, é frequente sentir que tem de fazer tudo e que se não for assim as coisas não vão dar certo.

As pessoas que o rodeiam e que trabalham consigo são a sua equipa, por isso não deve subestimá-las. Confie em que cada pessoa tem um talento específico e que, mesmo sem estar presente, o trabalho vai ser feito.

3

Saia do escritório

Aprender a delegar é útil para que possa dedicar-se a outras áreas mais importantes e, por sua vez, para que possa sair do escritório sem ter de se preocupar com os resultados.

Pode ser para uma pequena pausa ou até pode tirar uns dias e trabalhar à distância.

4

Desligue

Uma das razões pelas quais é difícil gerir o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é o facto de nunca desligar, mesmo quando sai do escritório.

Adquira o hábito de esquecer o telemóvel e o email do trabalho assim que sair do mesmo. Se isto o deixar mais tranquilo, defina um meio de comunicação de emergência para que a sua equipa possa contactá-lo se for mesmo necessário.

5

Dê prioridade aos seus objetivos pessoais

A vida e o caminho para o sucesso são feitos de objetivos. Da mesma maneira que a empresa onde trabalha tem objetivos para cumprir, deve tentar fazer o mesmo com a sua vida pessoal.

Sempre quis escrever um livro? Não esqueça esta ideia. Sempre quis correr uma maratona? Dê a mesma prioridade a este sonho como dá aos resultados da empresa.

6

Aplique os princípios de sucesso no trabalho à sua vida pessoal

Se tem sucesso na vida laboral, porque não aplicar os mesmos princípios que tiveram sucesso na sua vida pessoal? É possível que nem todos funcionem da mesma maneira, mas no que toca a gestão e tempo e motivação, alguns segredos podem ajudá-lo a manter o equilíbrio a nível familiar da mesma maneira que o faz com o trabalho.

Importância inegável

A importância deste equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é irrefutável e há vários estudos que a analisam, bem como a sua implementação. Há também ações tomadas pelo Governo para promover este balanço.

A CIP (Confederação Empresarial de Portugal) desenvolveu um estudo sobre o tema, que pode ser consultado aqui.

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