Catarina Reis
Catarina Reis
24 Abr, 2024 - 11:09

10 dicas para encontrar motivação no trabalho

Catarina Reis

É importante gostar do local de trabalho e das funções, mas, por vezes, encontrar motivação pode ser difícil. Temos algumas dicas.

dois colegas a ver um tablet com ar feliz e motivado

Independentemente de gostarmos muito ou pouco do que fazemos, encontrar motivação no trabalho é um desafio constante. Há sempre alturas em que estamos menos motivados.

E há, ainda, outro fator: no últimos anos, o modelo híbrido de trabalho tornou-se uma realidade para muitos portugueses. Encontrar motivação no trabalho, tendo em conta esta realidade diferente, em que tantas vezes estamos fora do ambiente laboral, pode ser um desafio ainda mais complexo.

Seja como for e por quais motivos, se precisa de motivar-se para ir trabalhar, este artigo é para si – porque temos algumas dicas para partilhar sobre este tema.

Como encontrar motivação no trabalho

10 dicas a não perder de vista

trabalho em equipa
1

Tente encarar as mudanças nos modelos de trabalho como algo positivo

Novos hábitos, como o de trabalhar remotamente, vieram alterar os modelos de trabalho em Portugal, interferindo com um ponto fulcral da motivação do trabalhador – a rotina.

A primeira coisa a fazer para combater esta instabilidade é respeitar sempre os seus horários, as suas prioridades, as suas reuniões, seja em casa, seja no escritório.

2

Encare a motivação como um resultado

Esta é uma dica muito importante para que consiga encontrar motivação no seu dia a dia.

A verdade é que, muitas vezes, olhamos para a motivação como uma causa e não como um resultado. Encontre a sua própria motivação sempre que inicia uma ação.

3

Identifique as emoções negativas que o estão a deixar frustrado

Em tempos de crise, os órgãos de comunicação social têm uma papel fundamental na gestão das nossas emoções. Não sendo aconselhado desligar-se do mundo e da realidade que nos rodeia, torna-se importante selecionarmos a informação que queremos efetivamente absorver.

Estar informado, sim, mas evitar notícias sensacionalistas pode ajudá-lo a gerir melhor as suas emoções e grau de motivação no trabalho.

4

Desempenhe tarefas que se adequam às suas competências

É muito importante que as tarefas que está a desempenhar atualmente sejam as adequadas às suas competências profissionais. Quando desempenhamos tarefas com as quais não nos sentimos confortáveis, porque não estamos devidamente preparados para fazer um bom trabalho, é normal que seja mais difícil encontrar motivação e que o sentimento seja de frustração diária.

Opte por aproveitar todo o seu talento e as suas competências para desenvolver tarefas para as quais está realmente preparado.

5

Inspire-se em histórias de sucesso

Embora para alguns possa não parecer útil, este é um dos métodos mais utilizados pela grande maioria. Se a história está cheia de exemplos de sucesso e de pessoas que conseguiram ultrapassar obstáculos de todo tipo, por que não aproveitar os ensinamentos que deixaram como fonte de motivação?

Veja também 5 lições de Bill Gates sobre liderança e sucesso
6

Sinta orgulho pessoal

Nem todos são capazes de admitir que esta é uma fonte de motivação, mas não tem nada de errado sentir orgulho nos objetivos já alcançados (e ficar feliz com isso). Se acredita em si, já demonstrou e acredita que pode continuar a demonstrar o seu potencial, não há melhor motivação do que querer manter esta imagem.

7

Mantenha o foco

Sabe onde quer chegar? Sabe identificar as suas metas profissionais?

Trabalhar para alcançar cada uma destas metas e, por conseguinte, o sucesso profissional é, para muitos, o motor que os ajuda a continuar.

8

Pense nas pessoas que dependem de si

Sobretudo para aqueles num cargo superior, pensar nos funcionários e na equipa pode ser uma fonte de motivação. Afinal, é responsável pelo trabalho e pela estabilidade profissional das pessoas que dependem de si.

9

Criar um escritório em casa

Trabalha num modelo híbrido, em que alterna dias de escritório e dias de trabalho remoto? Mesmo em casa, ter um espaço próprio, bem definido e fixo para executar o seu trabalho é fundamental para não cair facilmente no erro mais comum do teletrabalho: misturar tarefas domésticas com trabalho. Se assim for, corre o risco de não fazer bem nem uma coisa nem outra.

10

Ter um horário e uma rotina definidos e manter contacto com a equipa

Esta dica surge na sequência da anterior. É um pequeno esforço de auto disciplina que, uma vez bem aplicado, pode fazer toda a diferença e tornar a nossa vida bastante melhor. Não se esqueça também que os seus colegas de trabalho também têm um papel fundamental na gestão da sua própria motivação. Mesmo em teletrabalho, é importante manterem o contacto diário.

Em suma, encarar cada responsabilidade como uma necessidade pode ser uma boa forma de não perder a motivação para trabalhar.

Veja também