Márcio Matos
Márcio Matos
12 Dez, 2023 - 17:06

Bordéus: roteiro de vinhos, arte e cultura para uma escapadinha

Márcio Matos

Bordéus é uma cidade maravilhosa e uma das mais reputadas em França. A sua elegância e charme conquistam todos os que a visitam.

Ponte famosa de Bordéus

Seguramente que na Europa existem inúmeros locais para fazer turismo, mas serão poucas as cidades que proporcionam uma experiência tão completa como Bordéus, em França.

Aqui apresentamos algumas das inúmeras razões que o farão escolher esta cidade como uma das suas próximas viagens.

A cidade de Bordéus pode proporcionar uma experiência memorável. Ela tem um pouco de tudo para viver belos momentos quer viaje acompanhado pela cara-metade, quer viaje em família ou, mesmo, sozinho.

Para além da arte e da cultura, pode encontrar na cidade muitas formas de se divertir. Bordéus, como qualquer cidade francesa, também pode surpreender nos vinhos e na gastronomia local. Visitar Bordéus será, certamente, uma experiência que irá superar as suas expectativas.

Bordéus: a cidade do vinho, arte e cultura

Vinhas do famoso vinho de Bordéus
As espetaculares vinhas de Bordéus

O que visitar?

O centro histórico merece algumas visitas, pois tem uma identidade muito singular, com as incríveis fachadas dos edifícios nobres e as ruas mais graciosas de França.

Esta é uma cidade com uma história interessantíssima, com momentos de grande fulgor económico e de grande impacto social, por isso o centro histórico possui nas suas ruas muita memória desses tempos.

Bordéus alia esse passado notável a um presente onde a elegância e a sofisticação sobressaem. No ano de 2007, Bordéus foi considerada pela UNESCO Património Mundial.

Vinho

Esta cidade revela-se um perfeito paraíso para os maiores peritos em vinho, mas também para todos aqueles que não dispensam o seu copo para acompanhar qualquer refeição.

Não apenas meros apreciadores, mas também enólogos deverão aproveitar a cidade para ficar a conhecer um pouco mais sobre as suas vinhas, famosas em todo o mundo, pois estão na génese de alguns dos melhores vinhos.

Assim, explorar a rota do vinho Bordeaux é uma das experiências imperdíveis. Nestas rotas, pode visitar as adegas e as vinhas que são responsáveis pelos vinhos mais famosos de França.

Sendo esta cidade “Bordeaux” sinónimo de (bom) vinho, não se pode prescindir da oportunidade de fazer algumas provas do mesmo.

Gastronomia

Os franceses são, desde sempre, conhecidos pela sua fantástica gastronomia. A paleta de sabores alia-se à paleta de cores. E se a gastronomia em França é de referência internacional, em Bordéus existem chefs de grande talento e elevada reputação.

Esta cidade está, provavelmente, entre os destinos gastronómicos mais enaltecidos. As opções vão desde um restaurante detentor de estrelas Michelin, aos restaurantes mais tradicionais.

Palácio da Bolsa de Bordéus
Os monumentos históricos são grandiosos e merecem uma visita demorada

Cultura

Existem muitos museus espalhados pela cidade, destacando-se o Museu da Aquitânia e o museu do vinho – Cité du Vin –, assim como há castelos nobres em toda a Aquitânia, região em que Bordéus está inserida. No campo da arquitetura, também são imperdíveis a Catedral Saint-André e a Basílica Saint-Michel.

Muito do charme e elegância da cidade é consequência das marcas da aristocracia e da imponência das suas construções.

O Triangle d’Or é impressionante, com os seus luxuosos edifícios do século XVII, que espelham bem o esplendor da nobreza de Bordéus. Aqui poderá encontrar, entre muitas outras coisas, comércio de luxo. É a zona rica da cidade. Os eventos black tie no Grand Théâtre são imperdíveis.

Os bares são bastante ecléticos e, certamente, não faltarão oportunidades de explorar a sua riqueza e variedade.

Esplanade des Quinconces também é muito requisitada, uma vez que tem um testemunho da Revolução Francesa, o conhecido Monument aux Girondins. Este é, certamente, um dos pontos mais captados pelas objetivas dos turistas e curiosos, juntamente com a famosa fonte de Bordeús que tantas vezes aparece nas selfies que dominam as redes sociais.

Onde dormir?

Existem diversas opções com que podem ser consideradas, de acordo com o desafogo da carteira de cada um. Sendo o hostel a opção mais económica, há quem não prescinda do conforto e, para isso, também há outras opções, como o Hotel du Faisan, Hotel de Tourny ou o Yndohotel.

Curiosidades

No ano de 2017, a Lonely Planet elegeu a cidade de Bordéus para o seu Best in Travel, tendo sido a cidade mais bem classificada dessa lista.

Veja também