Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
19 Jan, 2016 - 09:20

Ser assertivo no trabalho: o que significa?

Júlia de Sousa

Saiba o que significa ser assertivo no trabalho e de que forma pode esta característica ajudá-lo a progredir na sua carreira.

Ser assertivo no trabalho: o que significa?

É frequente ouvir-se falar da importância de ser assertivo no trabalho. Mas com tanta “conversa”, a expressão acabou por se tornar num termo de certa forma vago que serve para descrever uma atitude que se espera dos profissionais em contexto de trabalho. A verdade é que qualquer oferta de emprego inclui nos seus requisitos assertividade e esta é, sem dúvida, uma das características mais valorizadas pelos recrutadores. Mas afinal o que significa ser assertivo no trabalho? E o que pode fazer para o ser?

Ser assertivo no trabalho: o que é?

Ser assertivo pode definir-se como uma atitude que implica a expressão clara, direta e objetiva do profissional das suas necessidades, preferências, emoções e/ou opiniões sem causar ou experienciar hostilidade para com os outros.
Dito de forma simples, ser assertivo é a capacidade de se afirmar e de exprimir ideias ou opiniões de forma firme e direta sem, no entanto, sentir ou causar quaisquer constrangimentos.

A assertividade é, no fundo, uma postura comportamental perante outras pessoas e/ou situações do dia-a-dia, neste caso de trabalho.

As pessoas/profissionais assertivos tendem a procurar cenários onde todas as partes saiam a ganhar. Entendem a importância de defenderem as suas ideias e opiniões, mas não deixam o orgulho levar a melhor. São – obviamente – pessoas confiantes e, como tal, abordam as diferentes situações de forma objetiva e comunicam de forma clara e objetiva, sendo capazes de evitar gerar situações de elevado stress ou conflito.

A verdade é que a assertividade pode ser a chave para uma carreira de sucesso, na medida em que pode ajudar os profissionais a desenvolverem relações de respeito com as pessoas que os rodeiam. Pense bem. Você até pode ser o melhor dos profissionais, mas se não mantiver boas relações com as suas chefias e colegas, dificilmente será bem-sucedido.

Como ser assertivo no trabalho?

Muitas vezes a assertividade pode soar a agressividade ou a animosidade para com terceiros. Para a grande maioria das pessoas ser assertivo pode ser um verdadeiro desafio, precisamente porque requer um certo discernimento e diplomacia, para evitar ser rude ou transpor a linha para o lado da agressividade. A chave para o sucesso (a grande vitória) é ser capaz de ser assertivo sem deixar de ser cordial.

A boa notícia é que a assertividade nem sempre é uma característica inata, mas que se pode aprender e desenvolver. Estas dicas podem ajudá-lo.

1. Tenha atenção à sua linguagem corporal

Um gesto pode dizer mais do que pensa. Por isso, é importante que na sua tentativa para ser assertivo preste atenção à sua linguagem corporal. Mantenha sempre uma boa postura e o contacto visual com a pessoa com que está a falar. Por si só, esta já é uma forma de mostrar confiança e segurança na mensagem que está a transmitir.

2. Pense positivo

Uma boa maneira de ser mais assertivo é pensar positivo. Isto pode soar a cliché, mas a realidade é que uma atitude positiva vai ajudá-lo sentir-se mais confiante e, seguramente, a encontrar soluções benéficas para todas as partes envolvidas.

3. Fale

Falar não significa gritar ou falar incessantemente. Mas se tiver algo para acrescentar (uma ideia, um projeto, uma solução, …) numa reunião de gestão ou direção, não tenha medo de o fazer. Respire fundo, fale calmamente e seja claro na sua mensagem. Pode ser intimidante apresentar ideias perante um grupo (principalmente se esse grupo for grande ou envolver as suas chefias), mas não é impossível. Para o ajudar, pode começar com “pequenos passos”, como falar pessoal e individualmente com essas pessoas. Assim vai desenvolvendo a sua confiança e depois tudo se torna mais fácil.

4. Seja direto

Ou seja, se quiser partilhar uma ideia, pense naquilo que realmente é importante transmitir antes e, chegada a hora de falar, fique-se por isso. Esta é uma boa forma de organizar os seus pensamentos e as suas mensagens. Assim, evita o “gaguejar” típico de quem não consegue ser assertivo.

5. Seja proactivo

A assertividade e a proatividade caminham lado a lado. Demonstrar que pode pensar mais à frente, é uma boa forma de mostrar que tem tudo sob controlo e que é um profissional capaz.

A assertividade é importante porque…

Se esta é a dúvida que paira na sua mente por esta altura, nós esclarecemos. Ser assertivo é mais do que uma forma de ser capaz de partilhar ideias e opiniões, é também uma forma de as defender. Mais. É também uma forma de mostrar o seu valor. E essa é a melhor forma de progredir


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