Do sol à neve. Assim é Puebla de Sanabria. O seu Parque Natural é “capaz de oferecer” neve no Inverno, uma paisagem de cores cambiantes no outono e águas serenas e agradáveis no verão. Tudo no mesmo local, na mesma região.

Por isso, Puebla de Sanabria é mesmo “uma caixinha de surpresas”, com praias fluviais de areia e pedra, encantos naturais de perder a conta, mas também muita história e monumentos para os que gostam de observar as marcas do tempo numa cidade.

Ah, e outra coisa, está aqui tão perto que não há desculpas para não ficar a conhecer Puebla de Sanabria na sua próxima escapadinha de fim de semana. Aliás é tão perto da nossa fronteira que se multiplicam os vestígios das passagens dos portugueses pela terra, na altura em que os reis dos dois países invadiam o vizinho dia sim, dia não.

O fantástico lago, com praias escondidas entre os arvoredos, é um dos grandes atrativos nos meses quentes de verão. No Inverno, um imenso manto branco cobre a povoação, dando origem a imagens magníficas.

A muralha que rodeia a cidade pode ser visitada, onde estão assinaladas algumas parcelas construídas pelos portugueses, terminando numa plaza tipicamente espanhola, mesmo a convidar ao descanso. Fique a saber mais sobre Puebla de Sanabria.

Puebla de Sanabria: a cidade a descobrir

Puebla de Sanabria é uma das localidades de Zamora mais antiga, remontando a sua origem ao ano de 509. No século X, já se falava mesmo de uma cidade de “Senabrie”, como centro organizativo do território circundante.

A sua proximidade com Portugal é um dos atrativos, distando cerca de 40 km de Bragança. Tal como nas restantes vilas espanholas de matriz medieval, também em Puebla de Sanabria se respira história e tradição em alguns pontos de interesse que não deve perder.

Monumentos

Festas, tradições e gastronomia

Estação ferroviária em Puebla de Sanabria
A original estação de comboios de Puebla de Sanabria

Rotas

Costa da Morte: a Galiza como nunca a conheceu
Não perca Costa da Morte: a Galiza como nunca a conheceu

Como chegar

Para chegar a Puebla de Sanabria, siga pela A4 até Bragança e depois de entrar em Espanha, pela zona de Quintanilha, o caminho é quase a direito até à povoação espanhola. Se entrar em terras de nuestros hermanos por outro ponto (como Chaves), apanhe a A52, a Autovia das Rias baixas, que liga Porriño a Benavente.

Onde ficar

Hotel D. Pepe. Está a escassos 100 metros do Lago de Sanabria, acerca de 14 quilómetros do centro da povoação. Rodeado de montanhas e bosques, é um excelente espaço para um fim-de-semana de descanso ou umas férias de verão mais agitadas. Foi completamente remodelado em 2006.

Pousada de Pedrazales. Alojamento de grande valor histórico. Data do século XII e foi uma antiga casa real de D. Fernando II. Está situada no perímetro do Lago de Sanabria, a dois quilómetros da cidade.

Parador de Turismo de Puebla de Sanabria. Bem no centro da cidade, encontra-se este hotel da cadeia Parador. É o local ideal para excursões, permitindo um contacto direto com a parte histórica e monumental da vila.

O que comer

Se há coisa que não falta em Puebla de Sanabria são restaurantes. Oferecem vários tipo de comida, a maior parte dela com grandes parecenças com a gastronomia transmontana.

Por todo o lado há ainda, claro está, as tradicionais tapas espanholas, sempre acompanhadas de uma refrescante caña ou de uma sangria gelada.

Veja também