Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
29 Abr, 2024 - 15:19

Hot yoga ou crioterapia? Os riscos das temperaturas extremas

Catarina Milheiro

Qual o melhor para a saúde? Hot yoga ou crioterapia? Conheça os riscos de submeter o corpo ao calor e frio extremos.

Provavelmente já ouviu falar em hot yoga ou crioterapia. De facto, a yoga em ambiente super aquecido e os banhos no gelo parecem ter ganhado muitos adeptos nos últimos anos.

A verdade é que a sociedade procura com frequência novas formas saudáveis para lidar com o stress do dia a dia – seja através da alimentação, da prática de desportos ou da adoção de um estilo de vida diferente.

E ao contrário do que muitos possam pensar, o hot yoga e a crioterapia não são práticas novas. Já existem há alguns anos e fazem parte das rotinas de várias pessoas em todo o mundo.

Contudo, é importante sabermos que tipos de riscos estão inerentes aos exercícios de hot yoga ou crioterapia. Afinal, em qualquer uma destas práticas, submetemos o nosso corpo ao calor ou frio extremos e esse comportamento pode trazer consequências para a saúde. Aliás, prevê-se que o risco seja ainda maior para quem tenha problemas cardiovasculares.

Hot yoga ou crioterapia: em que consiste estas práticas

Está a pensar em iniciar a prática em hot yoga ou crioterapia, mas ainda não sabe muito bem no que consiste cada uma destas modalidades? Nós explicamos.

O que é o hot Yoga?

O hot yoga é proveniente do Bikram Yoga, uma prática de yoga realizada numa sala aquecida e tornou-se bastante popular no Ocidente há cerca de 20 anos. No fundo, é muito parecida com a tradicional Hatha Yoga, mas no hot yoga as aulas são feitas numa sala aquecida.

Provavelmente deve estar a questionar-se sobre as temperaturas utilizadas, não é assim? Por norma, as salas são aquecidas com temperaturas consideravelmente altas: entre 95 e 100 graus Fahreinheit, com 40% de humidade.

Deste modo, o ambiente aquecido onde são praticados os exercícios permite que os músculos da pessoa se soltem e consigam relaxar, fazendo com que os movimentos sejam cada vez mais fluidos. A verdade é que se trata de um ótimo exercício quer para a mente, como para o corpo.

Se vai agora fazer a sua primeira aula, utilize roupas leves e suaves, uma toalha e claro, muita água para se hidratar.

Benefícios do hot yoga

Existem vários benefícios associados à realização deste tipo de yoga. Tome nota:

  • Maior flexibilidade;
  • Músculos fortalecidos;
  • Melhor circulação;
  • Melhor concentração;
  • Redução do stress e da tensão;
  • Melhoria do sistema imunológico.

O que é a crioterapia?

A crioterapia é uma técnica que utiliza gelo com fins terapêuticos para aliviar sintomas de lesões. É bastante utilizada principalmente por atletas, que fazem lesões com alguma frequência.

No fundo o frio acaba por atuar como um agente analgésico, reduzindo o edema e diminuindo a circulação e a temperatura no local. Por vezes, a crioterapia pode ser somente aplicada nas zonas onde se encontram as lesões ou então através dos banhos em água com gelo.

No caso das banheiras de gelo ou dos mergulhos em água muito fria, é indispensável fazer um check-up médico antes para se certificar que é seguro fazê-lo.

Devemos sempre lembrarmo-nos de que o que funciona para nós, poderá não funcionar para os outros. Por isso mesmo, para quem nunca se aventurou nos banhos gelados o tempo de permanência na água deve também ser menor – sendo que este aspeto irá depender da tolerância ao frio de cada um.

Quando se fala em crioterapia também se associa e bem a questão do controlo mental. Afinal, se optar pelas banheiras geladas, é necessário um enorme controlo físico e mental para conseguir tolerar as baixas temperaturas no corpo por alguns minutos de forma tranquila.

Benefícios da crioterapia

A crioterapia tem 3 benefícios associados, vejamos:

  • Sensação de bem-estar;
  • Os praticantes sentem-se mais vivos e com energia;
  • Ajuda a recuperar lesões musculares.

4 riscos associados ao hot yoga e à crioterapia

1.

Rápida vasoconstrição e aumento da pressão arterial

Quando se fala em crioterapia o susto que a água gelada causa em nós faz com que se dê uma rápida vasoconstrição, já que a tendência é para tentarmos fazer com que o corpo perca menos calor. Ou seja, os vasos sanguíneos começam a ficar estreitos e dá-se um aumento da pressão arterial.

No momento em que isso acontece, poderá ocorrer uma arritmia, tendo em consideração que o coração é colocado sob stress. E para quem já tem problemas cardiovasculares, este tipo de práticas não são de todo indicadas pois podem constituir um grave risco para a saúde.

2.

Risco de desidratação

Principalmente quando ficamos expostos a temperaturas elevadíssimas como acontece no hot yoga, o risco de desidratação é enorme. Por isso, certifique-se de levar sempre bastante água e ir bebendo à medida que realiza os exercícios.

3.

Insuficiência circulatória

Tanto no hot yoga como na crioterapia o risco de haver uma insuficiência circulatória é grande – principalmente quando as temperaturas são mais baixas, como é o caso dos banhos gelados.

Para evitar surpresas, o ideal é informar-se sempre com o seu médico antes de praticar qualquer tipo de exercício e verificar que está tudo bem com a sua saúde.

4.

Desmaios, náuseas e sensação de mal-estar

No hot yoga há quem não consiga lidar com as elevadas temperaturas e acabe por se sentir mal, com a sensação de náuseas e até de desmaio. Se isso acontecer, certifique-se de sair da sala de imediato com a ajuda de um profissional e de se deitar num sítio confortável. Além disso, beba muitos líquidos.

Por outro lado, o choque térmico que se dá na crioterapia também pode provocar náuseas e até vómitos – sobretudo se estiverem 30 graus cá fora ou se tiver feito uma refeição pesada há pouco tempo.

Se em algum momento se sentir mal, deve sempre chamar alguém que o possa ajudar e mais tarde, tentar compreender a causa.

Como podemos ver, existem benefícios associados ao hot yoga e à crioterapia. Contudo, não nos podemos esquecer dos riscos para a saúde. Assim, antes de realizar qualquer exercício consulte o seu médico.

Veja também